Marilda de Souza Gonçalves

Email: mari@cpqgm.fiocruz.br

Área de Atuação: Epidemiologia Molecular das Hemoglobinopatias e Doenças Linfoproliferativas, Biologia Molecular e Hematologia, Genética Médica Humana e Estudo do Genoma de Microorganismos

Instituição: Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz

Possui graduação em Farmácia Opção Alimentos pela Universidade Federal da Bahia (1984), graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Federal da Bahia (1980), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1989), Doutorado Sanduiche – Medical College of Georgia (1991-1993), doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e Pós-doutorado pela Universidade da Pensilvania (2005).

Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Biologia Molecular, atuando interação da genética com marcadores hematológicos, bioquímicos e imunológicos, principalmente nos seguintes temas: Anemia Falciforme, Talassemias, Hemoglobina Fetal, Gestantes, Hemoglobinopatias e Leucemias. Realizou estágio no St. Jude Hospital em Memphis e no INSERM no Instituto Marie Curie em Paris. A pesquisadora possui projetos financiados pela FIOCRUZ, FAPESB e CNPq e desenvolve atividades de pesquisa principalmente em Hemoglobinopatias, em especial em doença falciforme, como por exemplo, “Estudo de Fatores Moleculares e Imunológicos no Prognóstico da Infecção e Vaso-oclusão na Anemia Falciforme Processo”, iniciada em 2009 e concluída em 2011, e “Implantação do Centro Virtual de Capacitação Multidisciplinar no Atendimento a Portadores da Doença Falciforme”, de 2008 a 2010.

Atualmente, é Pesquisadora titular III do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz da FIOCRUZ-BA, professora adjunto IV da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal da Bahia e pesquisadora de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.