Maria Virgínia Gordilho Martins – Viga Gordilho

Email: vigagordilhoufba@gmail.com

Área de Atuação: Poéticas visuais contemporâneas - Linguagens pictóricas e intermídias

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Graduada em Desenho e Plástica pela EBA – Escola de Belas Artes da Ufba, é Mestre em Artes EBA/UFBA  e Doutora em Artes pela ECA – Escola de Comunicações em Artes-USP.

Atualmente é Professora Adjunto IV- Departamento I – História da Arte e Pintura , do Curso de Especialização em Arte Educação EBA/Ufba e do PPGAV- Programa de Pós Graduação em Artes Visuais.  Tem como principal objeto de pesquisa os símbolos oriundos do entrelaçamento cultural afro-indígena brasileiro, tendo como campo de referência as águas dos oceanos e rios como guardiãs metafóricas de uma poética do silêncio na diluição de fronteiras.

Autora dos livros: “Cantos Contos Contas – Uma trama às águas como lugar de passagem”; Onde se Esconde o Cinza Luminoso”; “Onde as Casas se Vestem de Céu” e  “Ruinas Fratelli  Vita”. Lidera o grupo de pesquisa Mameto, que estuda a matéria em trânsito com a memória e define conceitos como elementos inerentes ao processo criativo.