Maria Virgínia Dazzani

Email: dazzani@superig.com.br

Área de Atuação: Conhecimento e aprendizagem, relação família-escola-comunidade, família e desempenho acadêmico, orientação à queixa escolar

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2000) e doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Realizou no período de 2002-2003 pesquisa na Purdue University (Indiana, Estados Unidos). Atualmente é professora dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Eduçação, ambos da Universidade Federal da Bahia. Compõe a Câmara Básica de Assessoramento e Avaliação Científico-Tecnológica, na área de Ciências Humanas e Educação da FAPESB (março de 2013 a dezembro de 2014).

Tem experiência na área de Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento e aprendizagem, relação família-escola-comunidade, família e desempenho acadêmico, orientação à queixa escolar. Sua experiência de pesquisa situa-se na interface entre a Psicologia Cultural do Desenvolvimento e a Educação. Interessa-se pelo estudo do desenvolvimento em contextos culturais. Desenvolve pesquisas que envolvem: (a) a análise de transições desenvolvimentais, considerando a família e a escola enquanto contextos culturais de desenvolvimento (práticas ligadas à participação da família na vida escolar,à criação de filhos etc) e (b) a análise das demandas de queixa escolar e compreensão do fenômeno do fracasso escolar. A análise desse material orienta-se para a identificação dos processos semióticos presentes na construção cultural da relação família-escola-comunidade. Participa do Núcleo de Estudos Sobre Desenvolvimento e Contextos Culturais (CNPq) e do Kitchen Seminar Network (envolvendo professores e pesquisadores estrangeiros). É membro do GT Psicologia Escolar e Educacional (ANPEPP). Realizou estágio pós-doutoral na Clark University, Estados Unidos (2009-2010), sob a orientação do Prof. Dr. Jaan Valsiner.