Maria Rosário Gonçalves de Carvalho

Email: mariarosario@pq.cnpq.br / rosario@ufba.br

Área de Atuação: Teoria Antropológica, Etnologia Indígena, Antropologia Histórica

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Bolsista de produtividade em pesquisa nível 2 do CNPq, Maria Rosário Gonçalves possui licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e bacharelado em Antropologia pela mesma instituição. É mestre em Ciências Sociais pela UFBA e doutora em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).

Atualmente é professora associada da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Ufba, onde também atua como vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia. Desde 1990 é coordenadora do PINEB,Programa de Pesquisas Sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro, e exerce atividades em dois outros grupos de pesquisa do CNPq, o “Programa multidisciplinar de pesquisa em relações étnico-raciais e estudos africanos” e o “Núcleo de Antropologia Visual da Bahia” (NAVBA).

Maria Rosário Gonçalves é presidente do Conselho Diretor da Associação Nacional de Ação Indigenista Bahia e também coordena o projeto “O vídeo participativo como ferramenta de pesquisa antropológica. Uma oficina em colaboração com os índios pataxós do Sul da Bahia”, desenvolvido pelo Dr. Peter Anton Zoettl através da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal.