Maria Gabriela Hita

Email: mghita@ufba.br

Área de Atuação: Teoria Social e Feminista, questões socioculturais e políticas sobre pobreza urbana, família, saúde e raça

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre em Ciências Sociais pela Facultad Latino Americana de Ciencias Sociales (FLACSO), doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Fez estudos Pós-doutorais na Universidade de Manchester em 2008 e 2013.

Atualmente é professora do Departamento de Sociologia da UFBA, onde leciona desde 1994, e nos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e o de Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPG-NEIM) na UFBA.

Foi Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Desigualdades Sociais (LIDES) do PPGCS entre 2010 e 2012. Tem experiência em Teoria Social e Feminista, com enfoque fenomenológico, e desenvolve pesquisas em questões socioculturais e políticas sobre pobreza urbana, família, saúde e raça. É pesquisadora do Núcleo de Estudos em Ciências Sociais e Saúde (ECSAS) da Universidade Federal da Bahia.