Maria das Gracas Moreira Ramos

Email: mramos@ufba.br

Telefone: (71) 3283-7923

Área de Atuação: Artes Plásticas, Tecnologia, O Kitch no Nordeste, Artes, Teoria e Prática, Estética

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Graduada em Artes Plásticas (1971) e Licenciatura em Desenho e Plástica (1974) pela Escola de Belas Artes/UFBA em Salvador/Bahia/Brasil. Concluiu Mestrado na State University School of Visual Arts – Pennsylvania/ USA (1980) e Doutorado em Belas Artes pela Universidade de Sevilla/Espanha (1997). Tem vínculo empregatício com a Universidade Federal da Bahia, como Professora Titular, do Departamento I e do PPGAV Programa de pós-graduação em Artes Visuais, ministrando a disciplina Laboratório de investigação bidimensional e Curso de Especialização em Arte-Educação EBA/UFBA e do PPGAV-Programa de Pós Graduação em Artes Visuais, onde atua como orientadora de mestrandos e doutorandos incluindo alunos da Universidade de Valencia onde atua como professora convidada no Mestrado, participando de bancas de Comissões Julgadoras de alunos de Graduação e Professores em fase de Progressão Acadêmica dessa instituição UFBA das escolas de Belas Artes, Música e Teatro. Como docente do Mestrado vem desenvolvendo anualmente diversos Projetos de Pesquisa em Arte Contemporânea ao mesmo tempo em que inclui seus alunos como colaboradores. Como pesquisadora de arte associada à ANPAP (Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas), vem apresentando comunicações em vários Congressos, Simpósios e Encontros de Arte, tal como ANIAV ? (Asociación Nacional de Investigadores em Artes Visuales) na cidade de Valencia ? Espanha com o titulo ?El arte necesario. La investigación artística en un contexto de crisis? (Comunicação: CIUDADES INHÓSPITAS ? La basura como elemento compositivo de la obra de arte) em junho 2013. 22º AMPAP ? 2013. Comunicação: CORPO ? Esfinge do tempo: segredos das aparências, simbiose tecnológica. X Colóquio Franco Brasileiro de Estética 2013 ? Comunicação: Corpus x Urges ? Espaços redesenhados de organismos (vidas) uma realidade intangível aguardando as publicações nos ANAIS. Diversas exposições temáticas no Brasil e no exterior tais como Estados Unidos, Espanha e Itália. Tem como objetivo em sua carreira como pesquisadora enfocar a Arte Híbrida, agregando materiais e objetos heteróclitos à tela, dando lhe tridimensionalidade e algumas vezes e função como nas caixas de luz. Foi pioneira nesta técnica da luz elétrica no suporte tela desde 1996, percebeu essa possibilidade como demonstra em sua tese de Doutorado em Espanha. Membro da Academia de Letras e Artes da Bahia recebeu em 2012 o Título de Cidadã Soteropolitana, outorgado pela Assembleia Legislativa da Cidade de Salvador.