Maria da Glória Lima Cruz Teixeira

Email: magloria@ufba.br

Área de Atuação: Epidemiologia e Vigilância Epidemiológica de Doenças Transmissíveis

Instituição: Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba).

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia , atualmente é professora de Epdemiologia nos cursos de graduação e pós graduação do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba. Coordena  um grupo de investigação que conduz pesquisas voltadas para a identificação de fatores de risco para o desenvolvimento da Febre Hemorrágica da Dengue (FHD) por meio de estudos de associação entre dengue e co-morbidades, bem como com marcadores genéticos específicos; avaliação de impacto epidemiológico de tecnologias de controle; desenvolvimento de novas estratégias de vigilância epidemiológica; desenvolvimento de modelos matemáticos de predição, dentre outros.

Este trabalho vem sendo realizado em parceria com  pesquisadores de outras instituições nacionais e internacionais, como a Fiocruz, Instituto Evandro Chagas, Case Western University e London School Hygiene Tropical Medicine.

Graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (1973) e Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1977) . Foi diretora eleita do Instituto de Saúde Coletiva da Ufba, cargo que ocupou no período de 2005 até 2009. Por portaria do Ministro de Estado da Saúde, participa de três Comitês de Peritos desse Ministério: o de Avaliação da Secretaria de Vigilância em Saúde, o Programa Nacional de Controle de Dengue e o Programa Nacional de Controle de Febre Amarela.