Marcos Andre Vannier dos Santos

Email: vannier@cpqgm.fiocruz.br

Área de Atuação: Parasitologia e enfoques ultraestruturais e principalmente em microscopia eletrônica e quimioterapia antiparasitária.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

PhD em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É pesquisador titular em Saúde Pública do Centro de Pesquisas Gonçalo Moniz/Fundação Oswaldo Cruz (CPqGM-FIOCRUZ) e chefia o Laboratório de Biologia Parasitária (LBP). Coordena a área de Biologia Celular da Pós-graduação em Biotecnologia e Medicina Investigativa do CPqGM-FIOCRUZ (PgBMI) e participa como docente permanente da Pós-graduação em Patologia Experimental (UFBA/FIOCRUZ).

É Coordenador Regional da Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente da FIOCRUZ para os estados da Bahia, Sergipe e Alagoas. Representante regional do Programa Integrado de Doença de Chagas (PIDC). Coordena um projeto do Programa de Desenvolvimento Tecnológico de Insumos para a Saúde (PDTIS) e outro no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS). Tem uma patente depositada para a terapêutica da doença de Chagas e outra aprovada para a quimioterapia da malária. Se ocupa, primordialmente, da profilaxia e quimioterapia das doenças negligenciadas.

Coordena também o projeto “Ciência na Estrada: educação e cidadania” que visa a Promoção à Saúde pela Popularização de Ciência, particularmente enfocando as doenças infecciosas e parasitárias e conta com o apoio do CNPq. Atualmente é um dos coordenadores de proposta Capes para custear expedições pelo “Plano Brasil sem Miséria”, integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Pesquisa Translacional em Saúde e Meio Ambiente na Região Amazônica (INCT-INPeTAm), e proposta PRONEX sobre Dengue. Tem parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT) da Secretaria Estadual de Educação e Cultura da Bahia (SEC), inclusive coordena a elaboração de livros paradidáticos, no âmbito da Biologia. Participa da Rede Nacional de Educação e Ciência, como responsável da unidade Bahia, elaborando cursos de aperfeiçoamento de professores do ensino fundamental e médio.