Marcio Luis Ferreira Nascimento

Email: mlfn@ufba.br

Área de Atuação: estudos de aspectos dinâmicos do estado vítreo, como cinética de cristalização - nucleação & crescimento de cristais, processos de difusão, sinterização, fluxo viscoso, condução iônica, imobilização de rejeitos radiativos, argilominerais modificados micro e nanoestruturalmente, bem como biomateriais

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1996), Mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2000) e Doutorado em Ciência e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2004), com estágio sandwich no BAM-Berlin/Alemanha. Entre 2004 e 2008 realizou estudos de Pós-Graduação na UFSCar e em TU-Clausthal / Alemanha. Publicou mais de 40 artigos científicos completos em periódicos especializados, 9 completos em anais de eventos junto com outros 9 resumos expandidos, além de mais de 100 apresentações, entre congressos, simpósios e encontros, tanto nacionais quanto internacionais (destes, 26 ocorreram como convidado). Seus trabalhos têm mais de 325 citações em bases bibliográficas.

É professor adjunto III em dedicação exclusiva da Escola Politécnica – Departamento de Engenharia Química, e do Instituto de Humanidades, Artes & Ciências (IHAC), ambos da Universidade Federal da Bahia. É ainda professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Industrial da Escola Politécnica da UFBA. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2, líder do Laboratório de Materiais Vítreos da UFBA: www.lamav.ufba.br e do grupo de nanotecnologia: www.nano.ufba.br, e componente de dois outros grupos de pesquisa bastante atuantes no país. Desta forma, foi responsável pela implantação de um dos primeiros núcleos de pesquisa brasileiros sobre materiais vítreos na Bahia.

Atualmente é vice-chefe do Departamento de Engenharia Química. Foi vice-diretor do IHAC (2010-2013). Já atuou como Coordenador do Colegiado do Bacharelado Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia da UFBA (2009-2011) e vice-coordenador acadêmico do IHAC (2009), campus Salvador. Tem experiência nas áreas de Física do Estado Sólido, Ciência e Engenharia de Materiais (ambos em estudos de aspectos dinâmicos do estado vítreo, como cinética de cristalização – nucleação & crescimento de cristais, processos de difusão, sinterização, fluxo viscoso e condução iônica), além de ter trabalhos em tópicos específicos de Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente também pesquisa imobilização de rejeitos radiativos, argilominerais modificados micro e nanoestruturalmente, bem como biomateriais. É membro da Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMat), da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e do Instituto Politécnico da Bahia. Foi co-autor, junto com Luiz Barco, da série televisiva Arte & Matemática (2001) e do livro ‘Matemática – Construção e Significado (Editora Moderna, 2006)’.