Márcia Rios da Silva

Email: marciarios885@gmail.com

Telefone: (71) 31172442

Área de Atuação: Literatura, Cultura e Identidade, Literatura e Escola, Biografia e recepção

Instituição: UNEB

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1982), mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal da Bahia (1992) e doutorado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (2002). Professora titular da Universidade do Estado da Bahia, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens. Coordenou o Programa DINTER/Doutorado Interinstitucional/CAPES, em convênio com a PUC-RS/PPGL, no período de 2010 a 2014. Em 2014, coordenou, como membro da equipe Associada (PPGEL/UNEB), a Escola de Altos Estudos da PUCRio(CAPES), que promoveu série de conferências Reler os anos 60 e 70: entre estruturalismo e pós-estruturalismo, proferidas por Jacques Leenhardt, do Centre de Recherches sur les Arts et le Langage da École des Hautes Estudes em Sciences Sociales, Paris. Atualmente coordena, também como membro da equipe Associada (PPGEL/UNEB), o Projeto Capes/PROCAD Escritas contemporâneas: desafios teórico-críticos (2014-2018), uma parceria com a PUC-Rio, instituição promotora, UEFS e PUC-Goiás. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária e estudos da cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura, cultura e identidade, literatura e escola, biografia e recepção. Em 2006, publicou o livro O rumor das cartas: um estudo da recepção de Jorge Amado pela EDUFBA.