Marcia dos Santos Macedo

Email: msmacedo@ufba.br

Área de Atuação: Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD/UFBa) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM-UFBA.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Ciências Sociais (1994) e Bacharel em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (1997), Mestre (1999) e Doutora (2008) em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente é Professora do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal da Bahia, coordenadora do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade (BEGD/UFBa) e pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/NEIM-UFBA.

Bolsista (2008/2011) do Consórcio do Programa de Pesquisas (Research Programme Consortium – RPC) sobre o Empoderamento das Mulheres (Pathways of Women’s Empowerment), financiado pelo Department for International Development – DFID da Grã- Bretanha. Leciona disciplinas de Introdução aos Estudos de Gênero, Teorias Feministas, Gênero e geração e Pedagogias Feministas.

Na área da pesquisa vem discutindo, principalmente, as temáticas: relações de gênero, família e mulheres chefe de família; crítica à feminização da pobreza; Gênero, políticas públicas e empoderamento das mulheres.