Manoel Barral-Netto

Email: mbarral@cpqgm.fiocruz.br

Telefone: (71) 31762259

Área de Atuação: Imunopatologia das leishmanioses e micobacterioses, Imuno-modulação e vacinologia

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Médico pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), concluída em 1976, e doutor em Patologia Humana desde 1988. Atualmente é professor titular da UFBA e pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico e também atua na área de Imunoparasitologia.

Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFBA, Diretor da Faculdade de Medicina da Bahia e Diretor (Diretoria de Programas Temáticos e Setoriais) do CNPq. Foi membro da Comissão de Assessoramento Técnico Científico (CATC) do CNPq e da Comissão Lattes do CNPq além de membro do Comitê Gestor do Fundo Setorial de Saúde (MCT).

Atualmente é Diretor de Cooperação Institucional do CNPq. Publicou 127 artigos em periódicos especializados, orientou 17 dissertações de mestrado e 10 teses de doutorado nas áreas de Imunologia e Medicina. Tem como principal linha de pesquisa a Imunopatologia das leishmanioses e micobacterioses, Imuno-modulação e vacinologia. Atua na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Aplicada, tendo como temas mais freqüentes em suas produções científicas leishmaniose, imunologia, citocinas, Leishmania, interferon, Tuberculose, Citotoxicidade, saliva, leishmaniose tegumentar e Vacina.