Luiz César Alves Marfuz

Email: lumaz@uol.com.br

Área de Atuação: Poéticas e Processos de Encenação; Direção teatral; Teatro Contemporâneo; Teatro na Educação

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Graduou-se em Administração de Empresas (1976) e em Comunicação – com habilitação em Jornalismo – pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). É mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (1996) e doutor em Artes Cênicas (2007), ambos pela Ufba. É professor da Escola de Teatro (ETUfba), diretor teatral, arte-educador, dramaturgo e pesquisador sobre encenação contemporânea e estratégias de encenação no teatro de Samuel Beckett.

Sua tese – O teatro de Samuel Beckett: poética da implosão e estratégias de encenação – foi escolhida para representar o Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba, no Prêmio Capes de Tese,  em 2008. Dirigiu espetáculos a partir de textos próprios, realizou criações coletivas, peças de dramaturgos contemporâneos e trans-criações teatrais da literatura. Dirigiu espetáculos musicais com artistas e grupos nacionais consagrados, como Maria Bethânia, Gilberto Gil, Dorival Caymmi, Chico César, Jards Macalé, Arnaldo Antunes, Daniela Mercury etc. Em 2009, recebeu o Prêmio Braskem de Teatro de Melhor Diretor e Melhor Espetáculo do Ano pela montagem de Policarpo Quaresma, também indicado em mais cinco categorias: Melhor Texto, Melhor Ator, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Cenografia.

Atualmente, é líder-fundador e coordenador do Grupo de Pesquisa Pé na Cena – Poéticas de Encenação e Atuação, vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Coordena, também, o projeto Estudo das ações físicas na construção da cena, junto a graduandos, mestrandos e alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic-Ufba).