Luciano Melo Abreu

Email: fis@ufba.br

Telefone: (71) 3283-6600

Área de Atuação: Métodos de Teoria Quântica de Campos aplicados aos Fenômenos Críticos, Efeitos de Compactificação em Teoria Quântica de Campos, Teoria Quântica de Campos no estudo da fenomenologia das transições de fase da matéria hadrônica, Teorias manifestamente covariantes de campos não-relativísticos, Covariância galileana em teoria de campos, Métodos de Teoria Quântica de Campos aplicados aos Fenômenos Críticos, Efeitos de compactificação em Teoria Quântica de Campos, Métodos de Teoria Quântica de Campos aplicados aos Fenômenos Críticos.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Possui bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1999), mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia (2002), doutorado em Física pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (2005), com a realização de estágio de doutorado na Ecole Polytechnique de Paris (França). Realizou estágios pós-doutorais nas Universidade de São Paulo (2005-2006) e na Universidade Complutense de Madrid (2010-2011). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Física das Partículas Elementares e Campos, com ênfase em Teoria Quântica dos Campos. No momento, ocupa o cargo de coordenador do Núcleo de Pesquisa e Inovação do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia.