Leonardo Vincenzo Boccia

Email: lvboccia@ufba.br

Área de Atuação: Dramaturgia Musical e Composição: música e mídia, estética da mídia contemporânea, dramaturgia musical, teatro em música, história do teatro, cultura brasileira, compassos-chave nas mídias de tela, música e culturas áudio

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2003), com formação complementar na Escola de Humanidades e Ciências Sociais da Jacobs University Bremen – Alemanha. Ensina na graduação e na pós-graduação e orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado. Desde 2006, lidera o grupo interdisciplinar de pesquisa ECUS – Ufba/CNPq. Coordenou (2008-2010) o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia. Em cooperação com Instituições em outros países, coordena o Convênio de Estudos Internacionais entre a Universidade de Roma La Sapienza – Departamento de Artes e Ciências dos Espetáculos e o Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade da UFBA. Entre 2005 e 2011 coordenou o convenio da Cooperação Internacional entre a Escola de Humanidades e Ciências Sociais da Jacobs University Bremen na Alemanha e a UFBA. Entre 2007 e 2010, atuou em cooperação intercultural com a Communication University China (CUC) em Pequim.

Instrumentista e compositor, é autor de diversas obras musicais publicadas na Alemanha, Itália e Brasil. Possui graduação em Konzert Guitarre – Hochschule der Künste – Berlim (1976), especialização instrumental pela Accademia Musicale Aquilana – Itália (1985), mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (1999). Atualmente é Professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia ensina em nível de graduação no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências – Professor Milton Santos e é docente permanente do Programa Multidisciplinar de Pós-graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Pós-graduação de Estudos Interdisciplinares sobre Universidade e docente colaborador do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dramaturgia Musical e Composição, atuando principalmente nos seguintes temas: música e mídia, estética da mídia contemporânea, dramaturgia musical, teatro em música, história do teatro, cultura brasileira, compassos-chave nas mídias de tela, música e culturas áudio.