Lenira Peral Rengel

Email: lenira@rengel.com.br

Área de Atuação: Dança, Educação, Execução da Dança, Coreografia e Teatro.

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica, PUC/SP, mestre em Artes/Dança pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP e bacharel em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA/USP. Professora da Escola de Dança da UFBA, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Dança/Mestrado em Dança e do Curso de Especialização Estudos Contemporâneos em Dança. Líder do Grupo de Pesquisa Corponectivos: Dança/Artes/Interseções. Aborda a Dança, com ênfase nos processos cognitivos que se dão no ensino/aprendizagem, ao atuar, principalmente, nos temas: educação como processo de continuidade: aspectos enativos e evolutivos do movimento; Ciências Cognitivas; procedimento metafórico do corpo; corponectividade; corpo/espaço/ambiente; dança e arte como necessidades humanas. Agrega esses temas aos aprofundados estudos e pesquisas na Arte de Movimento de Rudolf Laban. Pesquisadora do Projeto Institucional MINC/UFBA ObservARTE-Observatório das Artes e Comunicação no Ensino Superior. Atuação como professora, palestrante, dançarina (com variadas técnicas e práticas), modelo vivo, performer, preparadora corporal e pesquisadora.