Laila Andresa Cavalcante Rosa

Área de Atuação: Epistemologias feministas pós-coloniais, etnomusicologia feminista, religiões afro-brasileiras, música popular tradicional do Nordeste Brasileiro, compositoras brasileiras, educação musical pela diversidade humana, violino e rabeca nos contextos da música popular e tradicional brasileira.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Mestre (2005) e Doutora em etnomusicologia pela Universidade Federal da Bahia (2009), com bolsa CAPES de doutorado sanduíche de 1 ano realizado na New York University (Nova York, 2007). Desde 2010 é professora de etnomusicologia da Escola de Música e do Programa de Pós-Graduação em Música da UFBA.

Pesquisadora do NEIM/UFBA (Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher) e coordenadora do Feminaria Musical: grupo de pesquisa e experimentos sonoros, coletivo que integra a linha da pesquisa Gênero, Cultura e Arte do referido Núcleo. Com o Feminaria Musical vem desenvolvendo pesquisas sobre produção de conhecimento sobre mulheres e música no Brasil, bem como, realizando atividadades de extensão como performances e intervenções para fora do âmbito acadêmico enquanto grupo artístico feminista.

No campo da Educação Musical e enquanto orientadora de Prática de Ensino de Música, vem trabalhando com a articulação entre educação musical e etnomusicologia, com os marcadores sociais da diferença para compreender as matrizes de desigualdades presentes na educação como o racismo, o etnocídio, o sexismo e a LGBT-fobia, assim como, com a articulação entre as leis 10.639 e 11.645 (inclusão do ensino da História e cultura afro-brasileira e indígena) e a lei 11.769 (obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica).