José Cláudio Alves de Oliveira

Email: claudius@ufba.br

Área de Atuação: Comunicação com ênfase em Cibercultura e folkcomunicação, atuando principalmente na temática sobre cibermuseus, ex-votos e museologia

Instituição: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Website: http://museologiaporto.ning.com/profile/JoseClaudioAlvesdeOliveira

Graduado em Museologia pela Universidade Federal da Bahia (1993), Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (1991), e História pela Universidade Católica do Salvador (1989), mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia (1995) e doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia (2004).

Foi Professor Colaborador do Curso de Pós-Graduação em Marketing e Comunicação Corporativa, lato senso, da Faculdade Anísio Teixeira, em Feira de Santana. Atualmente é Professor da UFBA. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Cibercultura e folkcomunicação, atuando principalmente na temática sobre cibermuseus, ex-votos e museologia.

Foi Professor da UCSal, FIB e UNEB. É coordenador e pesquisador do Projeto Ex-votos do Brasil e bolsista do CNPq. Orienta bolsistas do PIBIC-CNPq-UFBA, do Sistema Permanecer-UFBA e do PPG-Cultura e Sociedade. Foi Coordenador do Colegiado do Curso de Museologia da UFBA, entre 2008 e 2011.

Coordena o Núcleo de Pesquisa dos Ex-votos, da UFBA, e o Projeto Inclusão social e capacitação digital da comunidade de entorno do santuário de São Lázaro, Salvador, Bahia, vinculado ao CNPq. É membro do Comitê Local do PIBIC-UBFA, Subcomitê FFCH-UFBA.