José Célio Silveira de Andrade

Email: celiosa@ufba.br

Área de Atuação: Governança Ambiental Global; Mecanismos de Desenvolvimento Limpo; Estratégias Político-Institucionais; Estratégias Socioambientais e Produção Limpa; Responsabilidade Social Corporativa; e Metodologia de Pesquisa em Administração

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Pós-doutor em Ciências Políticas e Relações Internacionais pela Université Laval – Québec – Canadá. Professor-pesquisador do Departamento de Engenharia Industrial. É vice-coordenador do grupo de pesquisa LABMUNDO (Laboratório de Análise e Política Mundial) e pesquisador integrante da Rede TECLIM (Tecnologias Limpas e Minimização de Resíduos) e do CIAGS (Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social).

Pesquisador convidado do GOCMA (Grupo de Cooperacion en Organizacion, Calidad y Medio Ambeinte) da Universidad Politecnica de Madrid (UPM), iniciou recentemente uma pesquisa que pretende desenvolver tecnologias de mitigação e adaptação das mudanças climáticas no Nordeste Brasileiro. Paralelamente, desenvolve os trabalhos de análise do papel das empresas brasileiras participantes do Carbon Disclosure Project (CDP), análise da participação brasileira no Mercado de Carbono Global, entre outros.

Pesquisador-líder do grupo de pesquisa Governança Ambiental Global e Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e ex-editor da Revista de Gestão Social e Ambiental, possui artigos publicados no  Journal of Environmental Science and Engineering e no The International Journal of Climate Change: Impacts and Responses.