Joil José Celino

Email: joil@ufba.br

Área de Atuação: Geoquímica Inorgânica

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Atualmente, é professor associado II da Universidade Federal da Bahia. Participante dos Diretórios dos Grupos de Pesquisa do CNPq. Membro do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo de revistas e periódicos. Consultor ad hoc de Universidades Estaduais. Desenvolve atividades de extensão universitária junto a IES públicas e particulares. Participação em bancas examinadoras de trabalhos de especialização, qualificação, mestrado e doutorado em Universidades Federais e Estaduais. Tem experiência na área de Geociências e Engenharia Ambiental, com ênfase em Geoquímica e Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Geoquímica do Petróleo, Geoquímica Inorgânica, Geoestatística, Avaliação de Riscos Ambientais, Remediação e Recuperação de Áreas Impactadas por Atividades Petrolíferas e Ensino das Geociências.

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (1987), mestrado em Geociências pela Universidade Federal da Bahia (1991), especialização em Ensino de Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1994), doutorado em Geologia Regional pela Universidade de Brasília (1999), pós-doutorado na área de Engenharia Ambiental – Remediação de Solos e Águas Subterrâneas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008).