Johildo Salomão Figueirêdo Barbosa

Email: johildo.barbosa@gmail.com

Área de Atuação: Petrologia, Metalogênese e Exploração Mineral

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado, mestre e doutor em Geologia (1968). Atualmente é professor titular da Universidade Federal da Bahia, consultor Ad hoc e pesquisador do CNPQ. Também é coordenador nacional do acordo CAPES-COFECUB, do projeto CAPES Universidade do Texas e do Lei-Bahia-Laboratório de estudos isotópicos- Bahia. Coordenou laboratórios na área de petrologia e geoquímica. Também coordenou o programa de Pós-Graduação em Geologia e foi o criador do primeiro doutorado em Geologia do Nordeste. Os termos mais frequentes em sua produção científica são: Bahia, facies granulito, petrografia, metamorfismo, alta temperatura, Brasil, cartografia geológica. Sua área de atuação é geociências, com ênfase em petrologia e geotectônica.