Jailton Souza de Almeida

Email: fis@ufba.br

Telefone: 3283-6600

Área de Atuação: Física da Matéria Condensada, Estados Eletrônicos, Equação de Estado, Equilíbrio de Fases e Transições de Fase, Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Possui Graduação e Mestrado em Física pela Universidade Federal da Bahia e Doutorado em Física pela Universidade de Uppsala na Suécia. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal da Bahia. Foi assessor da Câmara de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) no período 2007-2011, foi Visiting Professor na Universidade de Uppsala com projeto financiado pela União Européia. É revisor de diversos periódicos internacionais, entre eles: Physical Review Letters, Physical Review B, Applied Physics Letters, Scientific Reports, Cogent Physics. Consultor de universidades, institutos federais, e fundações de amparo à pesquisa. Possui dezenas de artigos publicados em revistas científicas internacionais e mais de 500 citações, com índice H = 14 (ISI). É orientador regular de estudantes da Pós-Graduação em Física.Tem experiência na área de Física atuando principalmente nos seguintes temas: Estrutura Eletrônica, Teoria Ab Initio, Transição de Fase, Propriedades Ópticas, Dinâmica de Rede, Semicondutores, Magnetismo, Spintrônica, Baterias, Energias Renovávies. Além disso tem experiência em High Performance Computing e montou um cluster de computadores a partir de PCs para simulação computacional de propriedades físicas de sólidos.