Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Jailson Bittencourt de Andrade

Jailson Bittencourt de Andrade

Email: jailsong@ufba.br

Área de Atuação: Desenvolvimento de novos métodos analíticos para a determinação de espécies químicas orgânicas e inorgânicas, em meio líquido, sob forma de gás ou associada a aerossóis atmosféricos; o estudo da exaustão veicular e de reações atmosféricas de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, aldeídos, álcoois, compostos de enxofre, compostos de nitrogênio, ozônio, olefinas e ácidos carboxílicos

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Professor do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia – UFBA, desde 1976, atualmente é professor Titular. É pesquisador do CNPq desde 1988, atualmente está no nível 1A. É Licenciado e Bacharel em Química (UFBA), Mestre em Ciências (UFBA), Doutor em Ciências em Química Analítica e Inorgânica (PUC-RJ) e realizou estudos em nível de Pós-Doutorado no Brookhaven National Laboratory (NY-USA) e foi pesquisador visitante no Desert Research Institute (NV-USA) e na DGA, INC (CA-USA). É conselheiro da SBQ, FINEP (suplente), ABC (Conselho Fiscal) e membro do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas, é Membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Grã Cruz, da Academia Brasileira de Ciência e da Aacdemia de Ciências da Bahia. É ex-Editor do Journal of the Brazilian Chemical Society (1990-2012) e membro do Editorial Board do Microchemical Journal e dos Anais da Academia Brasileira de Ciências. É coordenador do INCT de Energia e Ambiente (CNPq 573783/2008-0) e do Estudo Multidisciplinar da Baia de Todos os Santos (FAPESB).

A sua atuação em pesquisa científica envolve a Química Inorgânica, Química Analítica, Química Ambiental e Energia e Combustíveis, cujos objetivos principais são: o desenvolvimento de novos métodos analíticos para a determinação de espécies químicas orgânicas e inorgânicas, em meio líquido, sob forma de gás ou associada a aerossóis atmosféricos; o estudo da exaustão veicular e de reações atmosféricas de hidrocarbonetos policíclicos aromáticos, aldeídos, álcoois, compostos de enxofre, compostos de nitrogênio, ozônio, olefinas e ácidos carboxílicos; o estudo do equilíbrio entre as fases vapor e aerossol de hidrocarbonetos, aldeídos e mercúrio; a difusão e transporte de aerossóis atmosféricos; e a cinética de oxidação do S(IV) catalisada por metais, bem como o estudo do mecanismo de formação e propriedades de sulfitos duplos contendo Cu(I) e outro metal de transição M(II).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *