Jacyan Castilho de Oliveira

Email: jacyancastilho@gmail.com

Área de Atuação: Interpretação Teatral; Musicalidade da Cena; Consciência Corporal e Análise Laban do Movimento

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Graduada (1986) e mestre (2000) em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio); Especializada em Teoria e Prática do Teatro pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (1989) e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) (2008). É professora da Escola de Teatro da Ufba e integrante da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (Abrace).

Ela é coordenadora do livro Dança e Educação em Movimento, lançado em 2003 pela Editora Cortez, e diretora teatral do Groove Estúdio Teatral. É preparadora corporal de atores em teatro, cinema e TV e foi indicada ao Prêmio Braskem de Teatro, em 2007, pelo espetáculo Canteiros de Rosa, na categoria Melhor Direção.

Coordena o grupo de pesquisa Formas de composição do ator contemporâneo brasileiro – possíveis inserções, congruências e fricções com diferentes linguagens cênicas. O objetivo do grupo é fazer um levantamento dos procedimentos de pesquisa e criação da cena do ator contemporâneo brasileiro.