Iami Rebouças Freire

Email: iamiroldao@gmail.com

Área de Atuação: Recepção em teatro

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Graduada em interpretação teatral (1990) e mestre em artes cênicas (2001) pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora do Departamento de Fundamentos do Teatro da Escola de Teatro da Ufba. Na sua trajetória profissional, constam mais de 40 peças de teatro, montadas por reconhecidos diretores baianos, como Fernando Guerreiro, Aninha Franco e Luiz Marfuz. Atou no cinema, em curtas e longas-metragens; e na televisão, em comerciais, programas especiais e novela.

Recebeu o Prêmio Copeme de Teatro (atual Prêmio Braskem) de Melhor Atriz em 1998 pela peça Mãe Coragem e em 2000, com o espetáculo Umbiguidades, resultado da sua dissertação de mestrado. Ainda em 2000, recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no Festival de Guaramiranga (CE). Participou do Circuito Palco Giratório promovido pelo SESC/Rio de Janeiro, viajando por diversos estados brasileiros.