Harildo Esteves Déda

Área de Atuação: Direção teatral; Interpretação em teatro, cinema e televisão

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Possui graduação em Interpretação Teatral (1970) pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e mestrado em Interpretação (1980) pela University of Iowa (EUA). Atualmente é professor da Escola de Teatro da Ufba.

Harildo Déda é um reconhecido ator e diretor teatral baiano. São 50 anos de trabalho dedicado ao teatro, cerca de 70 peças em que atuou e 20 em que dirigiu. Na televisão, atuou em Faça sua história (2008), Carga Pesada (2004), Dona Flor e Seus Dois Maridos (1998), O Pagador de Promessas (1988) e Rosa Baiana (1981). No cinema, atuou em Besouro (2009), Cidade Baixa (2005), Central do Brasil (1998) e Tieta do Agreste (1996), entre outros filmes.

Em 2009, ele recebeu o Prêmio Braskem de Teatro na categoria de Melhor Ator pela peça A Última Sessão de Teatro, escrita e dirigida por Luiz Marfuz. Em 2011, ocorreu o lançamento do livro biográfico Harildo Déda, a matéria dos sonhos, escrito por Luiz Marfuz e Raimundo Matos de Leão para narrar a trajetória artística de Déda.

Um comentário a Harildo Esteves Déda

1. esmeraldino albuquerque disse:

PROFESSOR HARILDO DEDA , (LEMBRA, LÁ NO DOIS DE JULHO, VC ERA MEU PROFESSOR DE INGLES, PARABENS CARA , TE ADMIRO , EMA.