Gilsamara Moura Robert Pires

Email: gilsamaramoura@gmail.com

Área de Atuação: Dança, artes, educação e políticas públicas.

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduada em Letras Português-Francês-Grego, mestre e doutora em Comunicação e Semiótica. Atua como curadora, bailarina, coreógrafa e consultora de projetos culturais. É pesquisadora do Centro de Estudos em Dança da PUC/SP. Professora permanente da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, do Programa de Pós-Graduação da UFBA (Especialização em Estudos Contemporâneos em Dança e Mestrado em Dança) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da UFBA. Coordena o GDC-Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, o Painel Performático e o Programa Vizinhanças e é vice-líder do Grupo de Pesquisa Estudos corponectivos em dança, artes e interseções. É Membro da Red Sudamericana de Danza e co-realizadora do Projeto de cooperação internacional Fronteiras. Idealizadora dos projetos Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, Diálogo Mestiço e Gestus Cidadãos. Apresentou-se na Alemanha, Argentina, Colômbia, França, Equador, EUA, México, Peru, Uruguai, Venezuela, Paraguai e Costa Rica. Já foi Presidente e vice-presidente da FUNDART (Fundação de Arte e Cultura do Município de Araraquara).