Giancarlo Petrini (João Carlos Petrini)

Email: jcpetrini@terra.com.br

Área de Atuação: Sociologia, Sociologia da Família, Ciências Políticas

Instituição: Universidade Católica do Salvador

Professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Universidade Católica do Salvador (UCSal), graduou-se em Ciências Políticas na Universidade de Perugia (Itália) e em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção (SP), em 1970 e 1974, respectivamente.

Possui mestrado e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com dissertação sobre “CEB’s: um novo sujeito popular”, publicado pela Paz e Terra e tese sobre “Modernidade e Religião através da obra de Cândido Procópio Ferreira de Camargo”.

Giancarlo Petrini foi pesquisador com bolsa da CNPq junto ao CEBRAP (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). Atualmente é assessor da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), coordenador do Mestrado Multidisciplinar em Família na Sociedade Contemporânea da UCSal e Diretor do Pontifício Instituto João Paulo II para Estudos sobre Matrimônio e Família, em Salvador. Também é líder do grupo de pesquisa “Família em Mudança”.

Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Família, atuando principalmente nos seguintes temas: família, pobreza, modernidade, projeto de vida e mudança social.