Florentina da Silva Souza

Email: florenss@ufba.br

Área de Atuação: Literatura Brasileira e Literatura Comparada

Instituição: Universidade Federal da Bahia - Instituto de Letras

Possui graduação em Letras Vernáculas com estrangeira Licenciatura pela Universidade Federal da Bahia (1978), graduação em Letras Vernáculas Bacharelado pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (1985). Concluiu o doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente, é professora associada da Universidade Federal da Bahia e atua no Programa de Pós- Graduação em Letras e Lingüística e no Programa de Pós- Graduação em Estudos Étnicos e Africanos ( CEAO-UFBA). Coordena o projeto EtniCidades: escritoras/es e intelectuais afro-latinos, coordenou de junho de 2005 a janeiro de 2008 o Projeto de Ações Afirmativas Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares, UFBA/ MEC/SECAD. Publicou, em 2005, o livro Afrodescendência em Cadernos Negros e Jornal do MNU, foi vice-coordenadora do Centro de Estudos Afro-Orientais, CEAO, da UFBA e edita, juntamente Jocélio Teles, a revista Afro-Ásia. É segunda vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.