Fernando Costa da Conceição

Email: fernconc@ufba.br

Área de Atuação: Comunicação e política, jornalismo investigativo, jornalismo impresso, racismo, poder, cidadania, democracia e movimento negro

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal da Bahia (Ufba/1986), Fernando Conceição é mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1996 e 2001, respectivamente).

Membro fundador do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Ufba, é professor adjunto desta universidade, onde começou em 1996 como professor substituto.

Atualmente lidera dois grupos de pesquisa que dialogam entre si em suas abordagens . Enquanto o grupo “Permanecer Milton Santos”, estuda a participação deste intelectual no entendimento do papel da informação e da comunicação na era da globalização, o grupo ”Etnomidia – Grupo de Estudos em Mídia e Etnicidades” acompanha nos grandes veículos de comunicação a manutenção ou superação dos estereótipos negativos construídos contra grupos étnicos ou “raciais” historicamente discriminados no Brasil.