Fábio Rocha Formiga

Email: fabio.formiga@bahia.fiocruz.br

Área de Atuação: Farmacologia, Nanotecnologia e Biomateriais para o desenvolvimento de fármacos e medicamentos.

Instituição: UFBA

Doutor em Farmacologia pela Universidad de Navarra (Espanha), com menção cum laude. Pesquisador Associado em projetos colaborativos entre a Clínica Universitaria de Navarra (Espanha) e a Université catholique de Louvain (Bélgica) na área de Nanotecnologia e Biomateriais aplicados à Farmacologia Cardiovascular.

Foi Professor do Departamento de Biofísica e Farmacologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Professor Auxiliar de Tecnologia Farmacêutica da Universidad de Navarra. Publicou artigos em revistas internacionais, contribuições em congressos nacionais e internacionais e redação de capítulos e livros. Prêmio “Ortiz de Landázuri” concedido pelo Governo de Navarra (Espanha, 2009).

Contemplado com o Prêmio Nacional de Investigação concedido pela Sociedade Espanhola de Farmácia Industrial e Galênica (2013). Membro Associado das seguintes sociedades científicas: Controlled Release Society (CRS), Tissue Engeneering and Regenerative Medicine International Society (TERMIS), Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF) e Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). Pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. Pesquisador Colaborador do Instituto de Saúde Tropical da Universidad de Navarra. Atua nas áreas de Farmacologia, Nanotecnologia e Biomateriais para o desenvolvimento de fármacos e medicamentos.