Evelina de Carvalho Sá Hoisel

Email: hoisel@ufba.br

Área de Atuação: Teoria Literária, Literatura Comparada e Teatro

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1970), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1979) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1996). É professora titular da Universidade Federal da Bahia. Foi diretora do Instituto de Letras da UFBA, coordenadora da Pós-Graduação (PPGLL) e presidente da ABRALIC. É líder do grupo de pesquisa Teoria da Literatura, Literatura Comparada e Criação Literária/CNPq e coordenadora do Projeto de Pesquisa “O escritor e seus múltiplos: migrações”. Atualmente, é presidente da Academia de Letras da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: trânsitos discursivos, Silviano Santiago, João Guimarães Rosa, intelectual contemporâneo e crítica literária.