Elyane Lins Corrêa

Email: elayne@ufba.br

Área de Atuação: Estética e Teoria da Arquitetura e da Cidade Contemporânea; e Estética/Filosofia da Arte Contemporânea

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo e mestrado em Filosofia (área de concentração em Filosofia da Arte), ambos pela Universidade Federal da Paraíba e doutorado em Estética e Teoria da Arquitetura pela Universitat Politecnica de Catalunya. É professora adjunta da Universidade Federal da Bahia, onde leciona desde 2002 na Faculdade de Arquitetura, atuando igualmente no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da mesma universidade. Foi co-organizadora dos livros Arte e Cidades: imagens, Discursos e Representações – Coletânea I (2008); Reconceituações Contemporâneas do Patrimônio (2011); Estado e Sociedade na Preservação do Patrimônio (2013). Publicou os ensaios: Visões da História; O Urbanismo depois do fim da História; Urbanizações temáticas: arquiteturas do desejo; As artes contemporâneas e a necessidade da Filosofia; O silêncio das Imagens; Os limites da Estética: breve ensaio sobre as artes e a arquitetura contemporâneas; As últimas ruínas. Desenvolve atividades de Ensino e Pesquisa nos seguintes temas: Estética e Teoria da Arquitetura e da Cidade Contemporânea; e Estética/Filosofia da Arte Contemporânea.