Edward John Baptista das Neves MacRae

Email: macrae@uol.com.br

Área de Atuação: Antropologia da Saúde e Toxicomania.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Concluiu o bacharelado em Social Psychology em 1968. Obteve o título de mestre em Sociology Of Latin America, na University of Essex (1971). Voltouao Brasil em 1976 e obteve o título de doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Ensina o curso de pós-graduação da UFBa em torno de temas relacionados a socioantropologia das drogas.

Bacharel em Social Psychology na University of Sussex, Doutorado pela University of Essex em Sociology of Latin America, doutorado em Antropologia Social pela USP. Desde então, trabalha com a questão das drogas.  Atualmente leciona Antropologia na Universidade Federal da Bahia e é pesquisador associado do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas-CETAD/UFBA. Professor da Pós-Graduação em torno de temas relacionados a socioantropologia das drogas. É representante do Ministério da Cultura perante o Conselho Nacional Antidrogas CONAD, membro da Câmara de Assessoramento Técnico-científico do CONAD, e recentemente foi escolhido para compor o Grupo Multidisciplinar de Trabalho sobre o uso religioso da ayahuasca, formado por cientistas e representantes das religiões ayahuasqueiras. É autor de diversos livros e artigos sobre sexualidade, movimentos sociais, o uso socialmente integrado de substâncias psicoativas e redução de danos associados ao uso de drogas.