Edivaldo Machado Boaventura

Email: boaventura@edivaldo.pro.br / edivaldoboaventura@terra.com.br

Área de Atuação: Area de ensino e pesquisa em Educação Superior, dos Afrodescendentes e História da Educação, e Metodologia da Pesquisa

Instituição: Universidade Salvador (Unifacs), Fundação Visconde de Cairu (FVC)

Website: http://www.edivaldo.pro.br

Graduou-se em Direito (1959) e em Ciências Sociais (1968), Doutor em Direito e Docente Livre de Economia (1964), pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). É Mestre (1980) e Ph. D. em Administração Educacional (1981) pela The Pennsylvania State University (Penn State), U.S.A.

Estagiou e pesquisou no Institut International de Planification de l Éducation (IIPE/UNESCO, 1971/1972). Especialização em Economia du Développement, Faculté du Droit et dês Sciences Économiques de Paris (1965) e École Pratique des Hautes Études (Paris 1965). Realizou o Curso de Desenvolvimento Econômico (Sudene/Cepal 1961) e o Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia pela Escola Superior de Guerra (ESG) (1989).

Pós-doutorou-se na Universidade du Québec, Montreal (1995). É professor emérito da UFBA (2006), professor da Universidade Salvador (Unifacs, 2006) e da Fundação Visconde de Cairu. Atua na área de ensino e pesquisa em Educação Superior, dos Afrodescendentes e História da Educação, e Metodologia da Pesquisa.

Com 50 anos de experiência docente, além do ensino, tem se dedicado, ultimamente, à orientação de teses (29) e dissertações (30), tendo participado de mais de 150 bancas examinadoras. Integra o conselho editorial de 10 revistas de Educação e Ciências Humanas Aplicadas.

Um comentário a Edivaldo Machado Boaventura

1. Foi um grande prazer conhece-lo pessoalmente, na Academia portuguesa de História, e uma grande honra em o ter retratado.
    Cumprimentos deste Amigo portugues
    pintor Fernando rosário