Edilene Dias Matos

Email: edilenediasmatos@gmail.com

Área de Atuação: Letras e Artes: Cultura Brasileira, Literatura Brasileira, Poéticas da Voz, Interfaces da literatura com outras artes

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Concluiu o doutorado em Comunicação e Semiótica/Literaturas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Tem Pós-Doutorado em Literatura pela USP – Instituto de Estudos Brasileiros (2000-2002). Tem Pós-Doutorado (2012- 2013) pela Université Paris-Ouest Nanterre La Défense (France). Foi Professora Doutora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo nos cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal da Bahia. Publicou vários artigos em periódicos especializados, além de mais de uma dezena de capítulos de livros e livros, em várias edições. Tem participado de vários eventos no Brasil e no exterior. Atua na área de Letras e Artes, com ênfase em Cultura Brasileira, Literatura Brasileira, Poéticas da Voz, Interfaces da literatura com outras artes. Em suas atividades profissionais interage com diversos colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Literatura Brasileira, Poéticas da Voz, teatralidade das poéticas orais. Interfaces da literatura com outras manifestações artísticas, poesia, Fundos Villa-Lobos, cordel, crítica, ficção e intertextualidade, cultura e artes.