Deolinda Catarina França de Vilhena

Email: deolindadevilhena@gmail.com

Área de Atuação: Produção teatral; Políticas Culturais; Teatro Brasileiro; Teatro Francês; Economia da Cultura; História e Historiografia do Teatro

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Formou-se em Comunicação Social – habilitação em jornalismo na Faculdade da Cidade (1983), cursou mestrado em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) (2001), mestrado (DEA) em Théâtre et Arts du SpectacleInstitut d’Etudes Théâtrales – na Université de la Sorbonne Nouvelle (2002), doutorado em Théâtre et Arts du Spectacle pela Université de la Sorbonne Nouvelle-Paris III (2007) e pós-doutorado na Universidade de São Paulo (USP), com estágio de três meses na Université Paris Ouest Nanterre La Défense - Paris X.

O projeto de pesquisa de pós-doutorado intitulado Produção teatral: da prática à teoria – a sistematização de uma disciplina culminou com a implantação da disciplina Produção Teatral, na grade curricular do curso de Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes, da USP.

Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Técnicas do Espetáculo da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Coordena o projeto de pesquisa No Reino dos Festivais, que propõe a discussão da efetividade dos festivais de cultura realizados no Brasil, a partir da dimensão da Economia da Cultura.