Denise Maria Barreto Coutinho

Email: denisecoutinho1@gmail.com

Área de Atuação: Epistemologias não-cartesianas; metodologia da pesquisa em artes e humanidades; interface Artes-Ciências na universidade; estudos sobre a universidade; psicanálise; contingência e lógica modal de Aristóteles

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Atualmente em estágio de Pós-Doutorado (Bolsa FAPESB) sobre o processo de implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia. Professora Adjunto IV do Instituto de Psicologia da UFBA. Doutora em Letras pela UFBA, tendo realizado Doutorado-Sanduíche em Princeton University. Graduada em Psicologia pela UFBA. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFBA. Membro da Associação Brasileira de Artes Cênicas (ABRACE). Coordenou entre 2010-2013, a Área de Concentração em Estudos da Subjetividade e do Comportamento Humano dos Bacharelados Interdisciplinares do IHAC-UFBA. Líder do Subcomitê de Artes 2008-2012 e do Subcomitê de Ciências Humanas 2012-2013 no PIBIC-UFBA. Membro do Colegiado de Graduação do Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades – UFBA entre 2011 e 2013. Coordenadora acadêmica do Mestrado Interinstitucional em Artes Cênicas UFBA-UNIMONTES (Minas Gerais) 2009-2011. Vice-coordenadora do Colegiado de Graduação em Psicologia no biênio 2010-12. Avaliadora institucional e de cursos de graduação do MEC. Coordenadora de Graduação das Faculdades Jorge Amado entre 2004 e 2005.

Tradutora de francês e espanhol. Liderou o Grupo de Pesquisa Interdisciplinar CONES – Modelagem da Complexidade em Artes, Humanidades e Saúde (UFBA) entre 2006 e 2013. Este Grupo passou, em 2014, a constituir uma linha de pesquisa do Grupo Estudos sobre a Universidade, cadastrado desde 2010 no CNPq. Atualmente, divide a liderança deste Grupo com o Prof. Naomar Monteiro de Almeida Filho. Interesses de vida e de pesquisa: epistemologias não-cartesianas; metodologia da pesquisa em artes e humanidades; interface Artes-Ciências na universidade; estudos sobre a universidade; psicanálise; contingência e lógica modal de Aristóteles, natação, pilates, esportes em geral, música, literatura e cinema (em qualquer ordem). Orienta estudantes de IC, Mestrado e Doutorado em Psicologia e Artes Cênicas. Tem sorte na vida e dedica-se alegremente à família, aos estudantes, aos amigos e à universidade pública brasileira.