Débora Correia Rios

Email: dcrios@ufba.br

Área de Atuação: Petrologia, Metalogênese e Exploração Mineral

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Bacharel em Geologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA, 1995), foi ainda durante a minha graduação que eu comecei a trabalhar com pesquisas em petrologia, tendo posteriormente a oportunidade de pesquisar e lecionar tópicos relacionados com Petrologia Ignea, Geocronologia e Geoquimica. Após finalizar um mestrado em Geologia/Petrologia (1997), iniciei o doutoramento (1998), mudando para Toronto/Canada (1999) para realizar parte do meu PhD atraves de um estagio sanduiche (CAPES) no Jack Satterly Geochronological Laboratory.

De volta ao Brasil tornei-me professora no Departamento de Geoquimica da UFBA (2001-2010), tendo lecionado cursos introdutórios e avançados para grupos pequenos (2-20 alunos) e grandes (30-60 estudantes) de alunos de graduação e pos-graduação. Na UFBA otive uma bolsa de pós-doutoramento (FAPESB) em 2003, prestando concurso para professor adjunto em 2004. Em pos-doutoramento no Jack Satterly Geochronological Laboratory da University of Toronto (UofT) tive a oportunidade de lecionar Geologia Planetaria para uma classe de 250 estudantes aplicando tecnologia moderna (i-clickers) para manter o grupo atento e tornar a experiência de aprendizado dinâmica.

Atualmente minhas pesquisas estão relacionadas a petrologia ignea, abrangendo aplicacoes das ferramentas da geocronologia e geoquimica em amostras de rochas terrestres e extra-terrestres (meteoritos), mas também envolvendo ciencia aplicada (ex. rochas ornamentais) e trabalhos com a comunidade para a divulgacao cientifica e o progresso da ciencia atraves do importante trinomio da Geodiversidade, Geoconservacao e Geoturismo.