Daniel Abensur Athanazio

Email: dathanazio@bahia.fiocruz.br

Telefone: (71) 3283889 Ramal: 41 / Fax: (71) 32404194

Área de Atuação: Patologia Geral, Educação em Patologia, Neoplasias, Tumores ósseos e de partes moles, Leptospirose, Patologia Renal e Imunopatologia do Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Atualmente, é Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia e docente do quadro permanente da Pós-Graduação em Patologia da Universidade Federal da Bahia / Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Patologia Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Patologia Geral, Educação em Patologia, Neoplasias, Tumores ósseos e de partes moles, Leptospirose, Patologia Renal e Imunopatologia do Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (2001), especialização em Anatomia Patológica pelo Hospital Universitário Professor Edgard Santos (2003), Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Patologia Humana pela Universidade Federal da Bahia / Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz da Fundação Oswaldo Cruz.

Foi Professor do Departamento de Biointeração do Instituto de Ciências da Saúde a partir de Maio de 2006: disciplina ICS 019 Processos Gerais de Patologia, coordenador da disciplina desde 2007-1. Professor convidado do Departamento de Anatomia Patológica e Medicina Legal a partir de Setembro de 2006: disciplina MED216 Patologia I (até 2008-1), Eixo Científico, Módulo de Imunopatologia I (desde 2008-2), Módulo de Imunopatologia II (desde 2009-2) e Patologia Cirúrgica II (MED B31) (desde 2010-2). Professor convidado do curso de Pós-Graduação em Farmácia (Tópicos Avançados em Medicina Laboratorial) entre 2003 e 2006, professor orientador credenciado (quadro permanente) da Pós-Graduação de Patologia Humana e Experimental (UFBA/FIOCRUZ-BA) e da disciplina de Patologia (desde 2009-1) e professor orientador da Pós-Graduação em Biotecnologia (ICS-UFBA) (desde 2010-1).