Cláudia Ida Brodskyn

Email: brodskyn@cpqgm.fiocruz.br

Área de Atuação: Imunopatologia das Leishmanioses

Instituição: Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz

É graduada em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina-atual UNIFESP. Fez mestrado e Doutorado em Imunologia pela USP e possui pós-doutorado realizado na CSU-Fort Coliins-Colorado-EUA.

Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Imunologia (PPGIm) de março de 2002 a junho de 2004, Membro do Colegiado do PPGIm (2000-2004), Membro do Colegiado do curso de Pós graduação em Patologia Experimental e Humana (UFBA) e Coordenadora da Câmara Técnica de Ciências Biológicas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB) de 2007 até hoje. Além disso, participa de projetos de pesquisa como “Vacinas bloqueadoras da transmissão de Leishmania chagasi”, “O papel dos linfócitos T CD4 e CD8+ na modulação da resposta imune inicial em biópsias de pacientes com leishmaniose cutânea localizada infectados por Leishmania braziliensis” e “Potencial Biotecnológico das Proteinas da saliva de L. longipalpis”, todas ainda atuais e realizadas no Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz (CPQGM, Brasil).

Atualmente, é Pesquisadora Titular do Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz -FIOCRUZ-BA e Professora Adjunta da UFBA. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunoparasitologia, atuando principalmente nos seguintes temas:vacinas contra leishmaniose e imunoregulação na leishmaniose humana e experimental.