Cecília Maria Bacellar Sardenberg

Email: cecisard@ufba.br

Área de Atuação: Estudos Feministas, Movimentos Sociais e Teoria Antropológica.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Graduada em Antropologia Cultural na Illinois State University, mestrado e doutorado em Antropologia Social na Boston University e pós-doutorado como Visiting Researcher no Institute of Development Studies. Atualmente é Professor Associado I no Departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia. Diretora do NEIM-Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher/UFBA, e Professora do Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo-PPG-NEIM/UFBA.

Atualmente, é coordenadora pelo NEIM do PROCAD/CAPES com a Universidade Federal de Santa Catarina. É membro fundadora do NEIM-Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher, Coordenadora Nacional do OBSERVE – Observatório de Monitoramento da Aplicação da Lei Maria da Penha, e líder do grupo de pesquisa vinculado ao OBSERVE. Vem atuando junto ao IDS-Institute of Development Studies, Inglaterra, como Coordenadora (2006/2011) do Grupo da América Latina do Consórcio do Programa de Pesquisas sobre o Empoderamento das Mulheres, financiado pelo Department for International Development – DFID da Grã- Bretanha, e liderando o grupo de pesquisa do Projeto Trilhas do Empoderamento e Mulheres. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: antropologia feminista, estudos feministas, feminismno e políticas públicas, gênero e desenvolvimento, gênero e corpo.