Carlos Alberto Etchevarne

Email: etchevarnebahia@gmail.com

Área de Atuação: Arqueologia Histórica, Arqueologia Pré-histórica, Antropologia, Arqueologia Colonial, Preservação do patrimônio arqueológico, Educação Patrimonial.

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Website: http://www.bahiarqueologica.com

Carlos Etchevarne é professor e pesquisador do departamento de Antropologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Graduado em Antropologia pela Universidade Nacional de Rosário (Argentina) é mestre em Arqueologia pela Universidade de São Paulo (USP), doutor em Pré-História pelo Museu de História Natural de Paris e PhD pelo Instituto de Arqueologia da Universidade de Coimbra, em Portugal.

Etchevarne é investigador colaborador do Centro de Estudos Arqueológicos das Universidades de Coimbra e Porto, sócio-fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Arte Rupestre (ABAR) e também atua como conselheiro consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). É um dos líderes do grupo de pesquisa Bahia Arqueológica.

Em 2006, venceu a terceira edição do Prêmio Clarival do Prado Valladares, promovido pela Odebrecht, pelo Projeto Homem e Natureza – Imagens da Arte Rupestre na Bahia. Através do Prêmio, Carlos Etchevarne lançou o livro Escrito na Pedra – Cor, forma e movimento nos grafismos rupestres da Bahia.