Augusto Armando de Castro Junior

Email: aacastro@ufba.br

Área de Atuação: Professor da Universidade Federal da Bahia e coordenador do grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria Ergódica.

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Mestre e Doutor em Matemática pela Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Foi pesquisador visitante da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e professor da Universidade Federal do Ceará.

Professor da Universidade Federal da Bahia e coordena o grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos, que ajudou a consolidar . Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Teoria Ergódica, publicando artigos de pesquisa em revistas de circulação internacional nos seguintes temas: decaimento exponencial de correllações, pontos infinitamente hiperbólicos, tempos hiperbólicos e expoentes de Liapunov, Formalismo Termodinâmico, Medidas SRB e Estados de Equilíbrio.

Tem ainda escrito vários livros em áreas de Análise. Seu livro “Curso de Teoria da Medida”, publicado em 2004 pelo renomado projeto Euclides/IMPA, e em segunda edição ampliada em 2008, está em sua terceira edição, atingiu mais de 1500 exemplares vendidos. Seu livro “Funções de Operadores e o Estudo do Espectro” foi publicado pelo 29º Colóquio Brasileiro de Matemática, em 2013, esgotado em versão impressa, tem sua versão digital disponível na página do IMPA.