Antônio Henrique Pinheiro Silveira

Email: tsilv@ufba.br

Área de Atuação: Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: crescimento econômico, teoria econômica, desestatização e regulação de serviços públicos

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), Mestre em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Doutor em Economia da Industria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000).

É professor Adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal da Bahia, pesquisador do Grupo de Pesquisa Grupo de Estudos de Relações Intersetoriais (GERI), do Departamento de Teoria Econômica da UFBA, e Supervisor de Equipes de Pesquisa do GERI. Ocupa ainda os cargos de Presidente do Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal e de Conselheiro Fiscal da Vale S.A.

Foi Chefe Adjunto da Assessoria Econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão entre janeiro de 2005 e maio de 2007. Atualmente é Secretário de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Desde 2006, compõe o corpo editorial da Revista Econômica do Nordeste.