Antonio Ferreira da Silva

Email: ferreira.fis@gmail.com

Área de Atuação: Propriedades Ópticas e Eletrônicas de Novos Materiais Semicondutores, com ênfase em absorção óptica, funções dielétricas, condutividade, transição metal-isolante, sistemas de baixa dimensionalidade, materiais rugosos e nanoestruturados, polarização de spin, sistemas magnéticos diluídos

Instituição: London Centre for Nanotechnology, LCN, Grã-Bretanha / Linköping University, IFM, Suécia / Instituto de Fisica-UFBa, Brasil / Laboratoire d Études des Propriétès Électroniques dês Solides-Lepes. Greno, LEPES, França / Fapesb / Georgia Institute of Technology, G.I.T., Estados Unidos / Centro de Investigación y de Estudios Avanzados del Inst. Politéc. Nacional, CINVESTAV, México / Universidade Estadual de Maringá, UEM, Brasil / Chalmers University -Gothemburg, CHALMERS, Suécia / CNPq / Royal Institute of Technology, KTH, Suécia / Inpe / Uppsala Universitet, U.UPPSALA, Suécia

Possui graduação em Física pela Universidade Federal da Bahia (Ufba – 1970), mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1975), doutorado em Física – Linköping University, Suécia (1979) estágio de doutorado na Kyoto University , Japão (1979) , estágio na Brown University, EUA (1982) e PD na Linköping University (1996).

Atualmente é professor titular da Ufba e coordenador da PG-Física da mesma universidade. Membro Fundador da Academia de Ciências da Bahia, membro titular do CA do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fspesb, guest professor – Linköping University, visitante – Uppsala University e Royal Institute of Technology (Suécia).

Antonio Ferreira da Silva também é pesquisador visitante na London Centre for Nanotechnology (Inglaterra), onde participa de pesquisas na área de nanotecnologia, por meio de intensa colaboração internacional.

Tem experiência na área de Física, em Física da Materia Condensada, atuando principalmente no seguinte tema: Propriedades Ópticas e Eletrônicas de Novos Materiais Semicondutores. Com ênfase em absorção óptica, funções dielétricas, condutividade, transição metal-isolante, sistemas de baixa dimensionalidade, materiais rugosos e nanoestruturados, polarização de spin, sistemas magnéticos diluídos.

2 comentários para Antonio Ferreira da Silva

1. Milko Galvão disse:

Ferreira é um exemplo que o Brasil pode dar certo.

2. Milton Cerqueira da Silva disse:

Ferreira, grande físico, natural da cidade de Conceição do Jacuipe (Berimbau), orgulho do nosso país. Sempre convidado como palestrantes em encontros nos maiores centros de geração de conhecimento do planeta.
    Meu grande abraço.