Anete Brito Leal Ivo

Email: anetivo@hotmail.com

Área de Atuação: modernidade e questão social; pobreza, desigualdades e políticas sociais na América Latina; Espaço público e ação coletiva

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Católica do Salvador (UCSal)

Professora permanente da Pós-Graduação Ciências Sociais da UFBA, pesquisadora do CRH/UFBA, também associada ao CREDAL/CNRS (Fr.) e professora colaboradora do mestrado em Políticas Sociais e Cidadania da Universidade Católica do Salvador. Integra a rede de pesquisadores latinoamericanos sobre Pobreza y Politicas Sociales, desde 2004 (CLACSO) e é Editora científica do CADERNO CRH desde 1995.

Doutora em Sociologia (UFPE), com Mestrado e Bacharelado em Ciências Sociais (UFBA). É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq “Espaço, poder e desigualdades sociais” e coordenou inúmeros convênios internacionais. Ganhou concurso internacional de pesquisadores sêniores da América Latina 1998 (Buenos Aires, CLACSO- ASDI).

Atua como consultora ad hoc de periódicos brasileiros e estrangeiros (InternationalSociology e EstudiosSociologicos) e de agências de fomento no exterior (AgenceNationale de Recherche de France; ComisiónSectorial de Investigación Científica- Uruguay; ComparativeResearchProgrammeonPoverty; ConsejoLatinoamericano de CienciasSociales). No Brasil participa da Câmara de Ciências Humanas (FAPESB – Bahia)

É autora de livros e artigos de sociologia publicados no Brasil, Argentina, França, Inglaterra, Estados Unidos, Noruega, México e Portugal nas temáticas: modernidade e questão social; pobreza, desigualdades e políticas sociais na América Latina; Espaço público e ação coletiva (governance). Dedicou-se, também, aos estudos agrários; Estado e movimentos sociais; Desenvolvimento local e estudos de Ensino Superior.