André Luis Mattedi Dias

Email: andre.luis.mattedi.dias@gmail.com

Área de Atuação: História das ciências e Ensino das ciências

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Professor da Universidade Federal da Bahia, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências – PPGEFHC – (mestrado e doutorado), no Programa de Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade – EISU – (mestrado), e no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos (IHAC). Integrante do Grupo de Pesquisa em História, Matemática, Educação (GHAME), tem pesquisado, publicado e orientado trabalhos sobre os processos de modernização da matemática escolar e profissionalização dos professores de matemática, no período que se inicia com a fundação da Faculdade de Filosofia (1942) e se prolonga até pouco depois das reformas educacionais de 1968.

Em 2013, o antigo interesse informal pelas relações entre Ciência e Religião foi institucionalizado com o início do Grupo de Pesquisa em Saúde e Espiritualidade – (a)(GRUPE-SE) – e com a orientação da dissertação de mestrado de Tais Oliveira da Silva – Saúde mental e espiritualidade no ponto de vista dos docentes do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde: repercussões para a formação discente – no EISU. Fez Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal da Bahia (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1993) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2002). Foi professor da Universidade Estadual de Feira de Santana de 1989 a 2010, onde lecionou para as licenciaturas em matemática e história, e nos programas de história e de desenho. Atualmente, leciona História das Ciências e Estudos sobre a Contemporaneidade para os bacharelados interdisciplinares em Artes, Ciência e Tecnologia, Humanidades e Saúde no IHAC.