André Lemos

Email: alemos@ufba.br

Área de Atuação: Atualmente coordena projeto de pesquisa no CNPq - Grupo de pesquisa em Cibercidade GPC (cadastrado no CNPq). Foi recentemente nomeado titular na Comissão de Assessoramento para a área de Artes, Comunicação e Ciências da Informação do CNPq (2009 a 2013)

Instituição: Universidade Federal da Bahia

André Lemos é engenheiro, mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela coppe/ufrj e doutor em Sociologia pela Université Paris V (René Descartes - 1995), pós-doutor pelas University of Alberta e Mcgill University no Canadá (2007-2008). Professor associado da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia e pesquisador “1 b” do CNPq.

Foi presidente da associação nacional dos programas de pós-graduação em comunicação – Compós, coordenador do programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas (facom/ufba) e chefe do departamento de Comunicação (Facom/Ufba).

Atualmente, coordena projeto de pesquisa no CNPq – grupo de pesquisa em Cibercidade GPC (cadastrado no CNPq). Foi, recentemente, nomeado titular na Comissão de Assessoramento para a área de Artes, Comunicação e Ciências da Informação do CNPq (2009 a 2013).

Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCIBER). Atua na area de Comunicação e Sociologia, com ênfase em Cibercultura. Coordenador e autor de diversos blogs, editor das revistas 404notfound (Ufba), Cibercultura (Itaú Cultural), Contemporânea (Ufba). Membro de diversas comissões científicas de revistas nacionais e internacionais, particularmente da revista Sociétés (França) Canadian Journal of Communication e Wi. Journal of Mobile Media (Canadá).

Consultor ad hoc da Fapesb CEPQ, Capes. Membro de comissões julgadores nacionais e internacionais como “Best of Blogs“, Deutsche Welle (Bonn, Alemanha), “Ars Electronica” (Linz, Áustria), Memefest, Prêmio Sérgio Mota (Brasil), entre outros.