Ana Maria Fernandes

Email: anaf@pq.cnpq.br / anaf@ufba.br

Área de Atuação: Teoria e História da Cidade e do Urbanismo; Política Urbana e Processos Urbanos Contemporâneos; Formação Profissional e Mercado de Trabalho em Arquitetura e Urbanismo

Instituição: Universidade Federal da Bahia - Ufba

Ana Maria Fernandes, é professora associada da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia,  onde foi diretora entre 1999 e 2003. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) é doutora em Amenagement et Environnement pela Universite de Paris XII (Paris-Val-de-Marne).

Pesquisadora nível 1B do CNPq e consultora ad hoc de diversas agências de fomento à pesquisa, Fernandes é líder do grupo de pesquisa ¨Lugar Comum¨ e participa como pesquisadora dos grupos: “História da Cidade e do Urbanismo”; “Panoramas urbanos: Grupo Interdisciplinar de Estudos Urbanísticos” da Ufba e “Urbanismo no Brasil ” da Universidade de São Paulo.

Atualmente a professora também é representante da área de Planejamento Urbano e Regional junto ao Comitê Assessor de Ciências Sociais Aplicadas do CNPq, membro titular do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia e do Conselho Estadual de Cultura.